NOSSOS COMERCIAIS POR FAVOR
Escrito em 01/03/2019
Eu era beeeeem pequeno, juro, mas lembro perfeitamente do apresentador Flávio Cavalcanti, um cara mal humorado cujo programa na TV tinha um quadro em que ele botava um disco para tocar e, se não gostasse da música, quebrava o disco e jogava no lixo.
Acho que hoje em dia ele iria se esbaldar, pois material para o lixo é o que não falta.
Outra coisa daquele apresentador que ficou para sempre na minha memória é o bordão “Nossos Comerciais Por Favor” que ele soltava antes de cada intervalo.
Como sabemos, Tem Música Pra tudo, e tem muita música que ajudou a vender coisas mundo afora. Existem peças publicitárias que marcaram mais pela música do que pelo produto.
Quer um exemplo? Se você já passou dos 50, pode até não lembrar da marca, mas pela música deve lembrar deste comercial de 1979 que, ainda hoje, seria considerado um tanto quanto ousado[1]:
Na década de 90 faziam muito sucesso os longos comerciais dos chinelos Rider, sempre com músicas surpreendentes. Um dos mais marcantes, de 1993, era com o Tim Maia cantando a música do Lulu Santos[2]:
Anos depois a coisa se inverteu; em 1995 era o Lulu Santos cantando o sucesso do Tim Maia[3]:
Com a ajuda dessas músicas o chinelo (sandália?) Rider vendia mais do que aquela outra marca que não solta as tiras (mentira, solta sim).
Às vezes acontece o contrário: em vez de a música promover o produto, o comercial é que impulsiona a música.
Foi assim em 1987. A marca Chanel lançou este comercial com uma música gravada trinta anos antes pela bipolar, geniosa, irascível e acima de tudo maravilhosa Nina Simone:
A peça publicitária, convenhamos, é um tanto quanto tosca, mas por alguma razão inexplicável fez um sucesso enorme na Europa, e toda uma geração que nunca tinha ouvido falar em Nina Simone ficou doida pela música “My Baby Just Cares For Me”[4].
E ela, vendo o comercial bombar no Velho Mundo com aquela gravação que pertencia ao seu primeiro álbum, de 1958, ficou P da vida ao se dar conta de que naquele mesmo ano, por um punhado de dólares, havia vendido em definitivo todos os direitos daquele disco para a gravadora Charly Records.
E a tal Charly Records não perdeu tempo: aproveitando o embalo da Chanel relançou a gravação em um compacto que vendeu zilhões na Inglaterra e Europa afora. Nina Simone não recebeu um centavo.
Ela pode ter ficado com raiva, mas a verdade é que na época ninguém se lembrava mais de Nina Simone, e por causa do comercial a artista, caída no esquecimento havia vários anos, voltou a ser super requisitada e a fazer shows pelo mundo todo. Ela mesma admitiu que a propaganda da Chanel a ressuscitou para o showbiz.
Não parou por aí. O sucesso da música após o comercial da Chanel foi tamanho que naquele mesmo ano de 1987 o estúdio britânico Aardman Animations produziu esta maravilha de videoclipe para aquela mesma gravação da Nina Simone:
A biografia de 2016 diz que Nina Simone conseguiu na Justiça a maior indenização de que até então se teve notícia pelo reuso de uma obra artística[5].
Independentemente da tal indenização, fato é que, pelo menos neste caso, foi o produto (o legendário perfume Chanel nº.5) que vendeu a artista.
[1] Rita Lee, “Mania de Você” (Rita Lee/Roberto de Carvalho) in “Rita Lee”, 1979.
[2] “Como Uma Onda” (Lulu santos / Nelson Motta) foi lançada em 1983 por Lulu Santos no álbum “O Ritmo do Momento”; não consegui encontrar a gravação de Tim Maia em disco.
[3] Lulu Santos, “O Descobridor dos Sete Mares” (Michel / Gilson Mendonça) in “Eu e Memê, Memê e Eu”, 1995.
[4] Nina Simone, “My Baby Just Cares For Me” (Walter Donaldson / Gus Kahn)), in “To Be Free, The Nina Simone Story”, 2013.
[5] Alan Light, “What Happened Miss Simone? A Biograph”, Canogate Books, Digital Edition, 2016, p. 232.
Marcelo, eu nem lembrava que a propaganda na piscina era das roupas, rsrsrsrs…. só ficou a hipnótica cena da total presença dos dois em um ambiente onde só ali aquilo poderia ter acontecido.., onde ninguém os poderia ver. A coisa mais difícil nos dias de hoje, onde nada é privado.., só o desejo pela privacidade. Acho que isso marca me marca mais essa propaganda do que o fato em si… o que eles estão fazendo.
Mas me lembro bem do polêmico Flávio e do seu “um Instante Maestro!” Rsrsrsrsrs….
E a Nina gravita acima de tudo…. 🙏🏼
Boas recordações ……
As musicas , letras e interpretações maravilhosas ,
Peças publicitarias originais
Flavio Cavalcante politicamente incorreto , maravilhoso
Atualmente :
As musicas , letras e interpretações – sinto vergonha alheia
Peças publicitarias , previsíveis e de gosto duvidoso
Clones deformados de Abelardo Barbosa , idiotas politicamente corretos
Que retrocesso ……….
Meu amigo obrigado por nos proporcionar esta incrível
viagem para um tempo não tão distante assim .
Adorei é voltar no tempo que já se foi!
Mas o chinelo está muito presente na moçada é a moda.
Parabéns !
Muitos Novos Gêneros de Musicas para Gostos Bem Diferentes… Gosto é Gosto e Não se Discute… Gosto é Pessoal, assim como Política, Religião e Futebol. Um Grande Mestre da Música Brasileira já Disse: “Que me perdoem as feias, mas Beleza é fundamental”.
Qualidade também é Fundamental e na minha Modesta Opinião tem Música que tem Qualidade, quer seja pela Letra, Melodia, Gostosa para Dançar, etc
Pois é Marcelo, eu já não era taaaaaao pequeno quando o Flávio Cavalcanti quebrava os discos ruins, pelo menos para ele. Hoje ele precisaria um programa de varias horas para dar conta do recado. Mas uma vez vc me disse que gostamos das musicas que escutamos até os 25 anos de idade ( acho que foi vc…rsrs) assim pode até ser que os mais novos gostem das musicas de hoje e terão saudades delas depois dos 25. Grande beijo!
Olá Marcelo, acho que o depressivo Flávio Cavalcanti nos dias de hoje, não conseguiria fazer nada na vida a não ser quebrar discos, por outro lado, a seleção de comerciais que você escolheu mostra que a boa música pode promover a venda de qualquer produto, lembrei de todas elas e gostei muito. A Nina Simone é impressionante mesmo quando derrotada consegue dar a volta por cima, exemplo de força.
Sensacional recordar, propagandas, Flávio Cavalcanti, como sempre especial.Parabens filho, adorei!
SENSACIONAL!!!!
Adorei!!!!
Você, como sempre, nos surpreende com sua criatividade, bom gosto, conhecimento e sensibilidade❗️
Parabéns!!!!
O videoclipe da Nina é ESPETACULAR!!!!
Nooossa!!como me lembro do mal humorado Flávio Cavalcanti!!E ele pedia os comerciais com os dedos em riste!Voltei no tempo……lá em casa,Dona Lurdeca,mãe de cinco filhos assistia o programa passando roupas,meu irmão já adolescente na época,criticava a qualidade dos programas que ela assistia.Quando o comercial da Ellus aparecia então…..esbravejava,ela achava aquilo um absurdo e mandava todo mundo pra cama.Bons tempos!!
Marcelo, como sempre, genial!
De fato, Flávio Cavalcanti teria muuuuita matéria prima hoje.
Agora, Nina Simone…10!
Dr Marcelo, parabéns pelo bom gosto e pelo trabalho de pesquisa! Muito, muito bom!
Atenciosamente, Alves!