OLHA ISSO

OLHA ISSO

21/06/2019 4 Por Marcelo Pantoja

Escrito em 21/06/2019.

 

“Os olhos são a janela da alma e o espelho do mundo”, teria dito Leonardo da Vinci. Se a frase é mesmo dele, e se ela é verdadeira, ninguém pode afirmar. Mas o que se sabe com certeza é que os olhos são tema de um monte de músicas.

 

Longe de mim desprezar Pela Luz dos Olhos Teus[1], Morena dos Olhos D’Água[2], Olhos nos Olhos[3], Esse Seu Olhar[4], mas a minha preferida ultimamente tem sido:

 

 

 

 

Criado em 1950, o Trio Irakitan ainda está na ativa com seu líder e arranjador, Tony, de 82 anos de idade. A música que ouvimos, Aqueles Olhos Verdes[5], é na verdade a versão em português feita por João de Barro (Braguinha) para um bolerão criado por dois cubanos (Adolfo Utrera e Nilo Menéndez). Foi gravada em várias línguas e por vários artistas, dentre eles Nat King Cole e Milton Nascimento.

 

Já entre as estranjas a música que me hipnotiza é Pale Blue Eyes[6], com seu refrão delicioso “Linger oooooonnnn Your Pale Blue Eyes” (algo como: parado nos seus olhos azuis). É muito linda:

 

 

 

 

O autor da música é Lou Reed, o já falecido líder da banda The Velvet Underground que acabamos de ouvir.

 

Velvet significa veludo, e em homenagem ao grande Lou Reed uma aranha de aspecto aveludado que vive sob a terra (underground) recebeu o nome científico de Loureedia annulipes. Não é demais?

 

Voltando aos olhos: alguém deveria editar uma lei de cotas para equilibrar as coisas, pois 99% das músicas com o tema “olhos” falam sobre olhos claros (como as duas que acabamos de ouvir).

 

São tantas que nem me atrevo a enumerar. A revista Billboard tem uma lista das “vinte melhores músicas sobre olhos azuis”[7].

 

Discriminação contra a turma dos olhos escuros que, acredito, deve ser a maioria. Precisei recorrer aos russos para trazer uma música bem legal chamada Ochi Chernye que, como todos sabem, significa Olhos Negros. Vejam que belezinha[8]:

 

 

 

 

Sophie Milman, que você acabou de ouvir, é uma cantora de jazz russo-canadense que eu não conhecia até dois dias atrás. E a música tradicional russa  Ochi Chernye, do século XIX, também foi gravada em várias línguas e por vários artistas (inclusive Louis Armstrong). Os Três Tenores cantam um pedacinho dela naquele disco que vendeu zilhões nos anos 90[9].

 

Olhos verdes, azuis, castanhos, negros, tanto faz. Olho bom é aquele que enxerga.

 

Como os desse sujeito que, quando viu a filha recém nascida, Aisha, pela primeira vez, compôs essa canção[10]:

 

 

 

 

 

[1] Vinícius de Moraes

[2] Chico Buarque

[3] idem

[4] Tom Jobim

[5] Trio Irakitan, “Aqueles Olhos Verdes” (Adolfo Utrera / Nilo Menéndez, ver. Braguinha) in JK – Trilha sonora da Minissérie, 2006.

[6] The Velvet Underground, “Pale Blue Eyes” (Lou Reed) in Walk on The Wide Side – The Best of Lou Reed, 1977.

[7] https://www.billboard.com/articles/news/dance/8470828/best-songs-about-blue-eyes

[8] Sophie Milman, “Ochi Chornye” (tradicional) in Sophie Milman, 2004.

[9] Plácido Domingo, José Carreras, Luciano Pavarotti e Zubin Mehta  in Carreras Domingo Pavarotti in Concert, 1990.

[10] Stevie Wonder, “Isn’t She Lovely” (Stevie Wonder) in Songs in the Key of Life, 1976.