NAVIGARE
Escrito em 06/12/2020.
Aqui no Tem Música Pra Tudo nós percorremos estradas famosas[1], cavalgamos pelo deserto[2], até para a lua nós já fomos[3], mas ainda não navegamos pelos rios e oceanos. E olha que não é por falta de música a respeito, acho que a resistência em abordar o tema é mais de cunho psicológico. Por alguma razão não me dou muito bem com barcos e navios. Basta dizer que já passei mal até em passeio de jangada em uma dessas praias do Nordeste…
Mas, já dizia o poeta, Navegar é Preciso.
De fato Fernando Pessoa disse isto (este é o título de seu famoso poema), mas bem antes dele quem afirmou que ““Navigare necesse; vivere non est necesse”[4] foi o general romano Pompeu, que viveu entre os anos 106 e 48 antes de Cristo.[5]
E o Caetano Veloso pegou carona:[6]
Na música, quem mais navegou foi o Rod Stewart com “Sailing” (Navegando), obrigatória em todos os seus shows. Aqui no Brasil não foi diferente:[7]
Bem antes das águas tempestuosas eternizadas pelo britânico Rod Stewart, por aqui nós navegávamos calmamente no Barquinho de Ronaldo Bôscoli e Roberto Menescal, cantado por muita gente, a começar pela Nara Leão no auge da Bossa Nova:[8]
Confissão: Tenho uma relação conturbada com a Bossa Nova, em geral gosto muito, me delicio e tenho orgulho deste tesouro genuinamente brasileiro, inventado por João Gilberto, que se espalhou pelos quatro cantos e dominou o mundo. Mas tem dia…
Convenhamos, se você não está no espírito, todos esses barquinhos, banquinhos, sonzinhos, patinhos, às vezes parecem um pouco certinhos demais, limpinhos demais, bonitinhos demais.
Nesses dias que você acorda mais Rock’n Roll, mais testosterona, fica difícil curtir o Barquinho na versão original.
Para essas ocasiões, encontrei a solução. Em japonês.[9]
[1] https://temmusicapratudo.com.br/2019/03/17/pe-na-estrada/
[2] https://temmusicapratudo.com.br/2019/09/14/equinos-anonimos/
[3] https://temmusicapratudo.com.br/2019/07/13/luna-luna-luna/ e https://temmusicapratudo.com.br/2019/07/28/solitude/
[4] Navegar é preciso, viver não é preciso.
[5] https://historiacomgosto.blogspot.com/2016/07/navegar-e-preciso-fernando-pessoa.html
[6] Caetano Veloso, “Os Argonautas” (Caetano Veloso) in Caetano e Chico Juntos e Ao Vivo, 1972.
[7] Rod Stewart, “Sailing” (Gavin Sutherland) in Storyteller Disc 3, 1989.
[8] Nara Leão, “O Barquinho” (Ronaldo Bôscol, Roberto Menescal) in Com Acúcar e Com Afeto – O Melhor de Nara Leão, 1999.
[9] Fernanda Takai, “Kobune (O Barquinho)” (Roberto Menescal, Ronaldo Bôscoli, versão Ryuosuke Itoh) in Luz Negra, 2009.
Navegar é uma grande escolha. Achei as escolhas inspiradíssimas. Ainda mais em tempos em que as referências se dissolvem e temos que enfrentar o desconhecido com astrolábio, e com nossos olhos simples, interpretando e procurando orientação nas estrelas. Nas estrelas!!! Coisa mais significativa, que nos une aos homens do paleolítico, que procuravam respostas para perguntas que nem sabiam fazer mas que em última análise continham um “qual o sentido?”
Por isso adoro os irmãos Ramil com sua versão tão peculiar da nau interior desgovernada e incendiada que é a realização de si mesma na loucura que é a vida.
“Ai, se alguém segura o leme
Dessa nave incandescente
Que incendeia a minha vida
Que era viajante lenta”
https://youtu.be/XvJjgz4u-_Y
Bellissima escolha, Marcelo
A proposito… Adoro Takai.
Namaste
Oi Marcelo, nossa quantas músicas lindas, parabéns pelo bom gosto, adorei a Fernanda Takai, acredito que não dá para não gostar da nossa nova, pois é pura poesia romântica tanto na melodia como nas letras e o mundo inteiro gosta, um grande abraço
👏👏👏👏👏
Genial a escolha das musicas!😍
Em tempo, muito obrigado pelo cd2, certeza q vai embalar nossos passeios.🙏😘
Que Delícia ouvir todas essas músicas!!!!
O modo que você as sequenciou e ainda nos brindou com este gran finale Kobune ! Parabéns!!!!
Você é puro talento, sensibilidade e amor!!!!
Lindo Demais!!!! 🙏🏻❤️
Você sempre nos dando oportunidade de novos conhecimentos!
O barquinho em japonês adorei suave e animados ao mesmo tempo!
Navegar é preciso, viver não é preciso. Essa frase é demais!!
Kobune muito legal, tb não tinha ideia de sua existência kkkk.
Grande beijo!!!
Delícia,acordar no domingão e ter o temmusica pra ler e ouvir.Bjs da companheira de náuseas por estas estradas e barquinhos da vida!
Muito bom… comecei bem meu domingo … show
Kobune…Hahahaha
Show !!! Nunca tinha Ouvido.
Vivendo e Aprendendo.