AS GAROTAS
Escrito em 28/10/2023.
Ela é a Garota mais cantada da história.[1]
Composta em 1962 por Tom Jobim e Vinicius de Moraes, a Garota de Ipanema foi cantada por praticamente todo mundo. Além destes dois senhores que vocês acabaram de ver, e de praticamente todos os grandes intérpretes brasileiros, ela foi cantada por Nat King Cole, Louis Armstrong, Stevie Wonder, Cher, Andrea Bocelli, Amy Winehouse, Diana Ross (The Supremes), Ella Fitzgerald, Sarah Vaughan e incontáveis artistas planeta afora.
A gravação mais famosa, que lançou a Garota para o mundo, é aquela da Astrud Gilberto (no disco de 1964 de seu então marido João Gilberto com Stan Getz, arranjos e participação especial de um tal Antonio Carlos Jobim).
É a segunda música mais tocada no globo terrestre (perde apenas para Yesterday dos Beatles), e entre as músicas brasileiras é a mais regravada. Desde o primeiro registro em 1962 (por Pery Ribeiro) até 2022 existiam oficialmente 442 gravações, a maioria em português mesmo, mas há também versões em idiomas como alemão, italiano, finlandês, islandês, tcheco, japonês etc.[2]
Mas ela não é a única Garota da música, há muitas outras. Do outro lado do mundo, por exemplo, há uma garotinha que não tem nada de bossa nova:[3]
Adoro este baixo, e esta baixista (Gail Ann Dorsey).[4]
De Ipanema, da China, são ambas maravilhosas. Mas a Garota de que eu mais gosto mesmo só pode ser uma: A Minha, claro! [5]
E por falar em Garotas, tem uma que hoje fez 82 anos, parabéns Mãe!!!
[1] Tom Jobim e Frank Sinatra, “Garota de Ipanema” (Tom Jobim, Vinicius de Moraes) in Francis Albert Sinatra & Antonio Carlos Jobim, 1964..
[2] Veja em https://www.dw.com/pt-br/garota-de-ipanema-a-m%C3%BAsica-brasileira-mais-gravada-de-todos-os-tempos/a-16135897 e https://pt.wikipedia.org/wiki/Garota_de_Ipanema .
[3] David Bowie, “China Girl” (David Bowie, Iggy Pop) in Changesbowie, 1990.
[4] Ela já andou por aqui no TMPT, lembre: https://temmusicapratudo.com.br/2020/12/26/na-pressao/
[5] The Temptations, “My Girl” (Smokey Robinson, Ronald White) in Coleção Folha Soul & Blues, Vol. 13, The Temptations.
Como sempre muito agradável!
Sempre aprendendo com vc.
Que tema legal!
Da pra vc fazer uns 200 episódios!
Nunca tinha visto “China Girl” com essa apresentação!
Parabéns pela escolha.
E parabéns para a mamys.
🙏🏼
E uma musica tao delicada, que quando se ouve traz um aconchego de Sol.
Uma gostosura
Bj pra Dona Mari e muitas felicidades 😘
O Tema é Show. As Músicas Maravilhosas !!!
Me Lembro a primeira vez que fui para Midland – Michigan nos EUA a Trabalho em 1.988 e meu Sponsor Tanner Allis, me trouxe um Jornal Local com uma Reportagem da Hêlo Pinheiro e da Música Garota de Ipanema.
Parabéns para a Mamãe !!!