SONHOS SONHOS SÃO
Escrito em 15/08/2020.
Os sonhos!
Eles já marcaram presença no Tem Música Pra Tudo em pelo menos duas vezes se bem me lembro.[1]
Mas, afinal, o que são os sonhos?
Para muitos neurocientistas os sonhos não passam de “tráfego de informação sem sentido”[2] e sem qualquer função, eles seriam mero efeito colateral dos processos de consolidação da memória e da aprendizagem, que ocorrem enquanto dormimos.[3]
As religiões discordam: a Bíblia (tanto o Antigo quanto o Novo Testamento), a Torá, o Alcorão, o Livro dos Espíritos, todos eles são repletos de profecias, revelações, avisos e anunciações que chegaram através dos sonhos.
A tese do “tráfego de informações sem sentido” também é refutada por Paul McCartney, que afirma haver composto a melodia desta música em um sonho. Sonhou, acordou e correu tocá-la ao piano para não esquecer.
Acho que você já deve ter ouvido:[4]
Dmitri Mendeleiev, o Russo que criou a Tabela Periódica (aquela das aulas de química), diz que a viu primeiro em um sonho. Não tenho dúvida de que isto fez uma grande diferença para o mundo, mas no meu mundinho particular o sonho do Paul foi muito mais importante.
Outro que, claro, discordou dos neurocientistas radicais, foi o velho Sigmund Freud, que em 1899 revolucionou o mundo (o mesmo da Tabela Periódica) ao publicar “A Interpretação dos Sonhos” (Die Traumdeutung em alemão, essa língua doida que transforma duas páginas de texto em uma única palavra).
Para o Pai da Psicanálise o sonho é o “espaço para realizar desejos inconscientes reprimidos”. Através dos sonhos se pode alcançar o inconsciente.
Aqui, para o Tem Música Pra Tudo, o que interessa é que os sonhos inspiraram maravilhas como esta:[5]
Também os poetas discordam dessa história de os sonhos não terem nenhuma função, Fernando Pessoa que o diga:
“Não sou nada.
Nunca serei nada.
Não posso querer ser nada.
Aparte isso tenho em mim todos os sonhos do mundo”.
“Tenho alegria e pena porque perco o que sonho.
E posso estar na realidade onde está o que sonho”.
Tráfego de informações sem sentido, veículo de profecias e premonições, repositório de grandes inspirações e descobertas, espaço para realizar os desejos reprimidos, via de acesso ao inconsciente. O quê, afinal, são os sonhos?
A melhor resposta já foi dada há muito tempo pelo dramaturgo espanhol Pedro Calderón de La Barca, em 1635, nos versos de sua peça chamada La Vida es sueño:
“¿Qué es la vida? Una ilusión,
una sombra, una ficción,
y el mayor bien es pequeño;
que toda la vida es sueño,
y los sueños, sueños son.”
Esta é a resposta: Sonhos, sonhos são.
Três coisas que descobri enquanto pesquisava para este texto: (i) os bebês, dentro da barriga da mãe, já sonham!; (ii) somente os mamíferos sonham; (iii) esta conversa me deu uma saudade danada da época em que levava meus sonhos para a querida Maria Laurenti analisar.
Dreamer, é o que sou.[6]
[1] Veja em https://temmusicapratudo.com.br/2019/04/07/repeat-please/ (com Elvis Presley e com Renato Braz e convidados muito especiais) e em https://temmusicapratudo.com.br/2019/04/28/o-grito-da-borboleta/ com o velho e bom Raulzito.
[2] in https://pt.wikipedia.org/wiki/Sonho
[3] Elie Cheniaux in https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-81082006000200009
[4] The Beatles, “Yesterday” (Lennon, McCartney) in Help, 1965.
[5] Jair Rodrigues, “Eu Sonhei Que Estavas Tão Linda” (Lamartine Babo/Fancisco Matozo) in Festa Para Um Rei Negro, 2009.
[6] Supertramp, “Dreamer” (Roger Hodgson/Rick Davies) in Paris – Disc 2, 1979.
Penso que os sonhos são projeções do nosso sub consciente,
Quando do nosso repouso nossa mente se manifesta em sonhos.
Gostei de ouvir Jair Rodrigues.
Continuo sua fã!
I’m a Dreamer !!!
Existem Três Tipos de Sonhadores:
1) Aqueles que Sonham enquanto Dormem. E assim, Viajamos, Lutamos, Salvamos, Encontramos e Conhecemos. As vezes nos Lembramos dos Sonhos, mas geralmente não Lembramos.
2) E Aqueles que Sonham de Olhos Abertos. Que Fantasiam, Planejam e Almejam.
3) O Terceiro Tipo é Aquele que Sonha enquanto Dorme e de Olhos Abertos Também. Acredito que estes sejam a Maioria das Pessoas.
Pois é Muito Bom Sonhar e se Possível Realizar os Sonhos.
O que Falar das Músicas…
Oi Marcelo, acredito que depois de ter certeza que os sonhos são muito mais do que conexões neuronais, você tem respeito por eles e isso é importante. Não só letras fantásticas vieram diretamente dos sonhos dos seus criadores, mas também a ciência através de Einstein que sonhou que voava à velocidade da luz aos quinze anos e décadas depois efetivamente descobriu a velocidade da luz. Um forte abraço e bons sonhos
Muito bom. We are all dreamers!
Tenha bons sonhos…
Bj
Hahahahahaha….
Que dó dos neurocientistas….
Ficaram no mata-burro entre a córtex e diencéfalo….
“Böwakawa, poussé,poussé …” pra eles.
E uma graaaaande banana.
Não aquela que se come. Mas aquela que qualquer um já viu ou já “deu” pro outro.
Rsrsrsrsrsrs.
Grande abraço.
Sensacional!!!!
Espetáculo! Grandes caras, músicas brilhantes.
Espetáculo!
Sonhe mais Paul MacCartney 😍
Bj 😘
Continuo tiete dos seus textos 🥰