JANELAS E PORTAS
Escrito em 27/06/2020.
“Janelas e portas vão se abrir”, diz a letra daquela música que já mostramos nos primórdios do Tem Música Pra Tudo.[1]
Parece que vão mesmo, o comércio está funcionando, bares e restaurantes vão abrir na semana que vem, tem um monte de gente na rua, em breve saberemos se era a hora ou não.
Minha impressão é que ainda não era (a hora para abrir), mas confesso que não estava aguentando mais ver o mundo só pela janela. Aliás, essa tem sido a minha rotina há meses: acordar cedo, abrir a janela do quarto e olhar em direção ao Parque sabendo que não posso ir até lá, depois abrir a janela da sala e olhar em direção ao prédio onde mora minha mãe, contar cinco andares de cima para baixo e dar um tchauzinho à guisa de “bom dia”.
São duas paisagens diferentes, a janela da sala dá para a frente. A do quarto é uma janela lateral.[2]
Com tudo se abrindo, já dei as minhas saidinhas também. Fui umas três vezes até o Parque Central, que continua fechado, então eu fico andando em volta, olhando através das grades na esperança que o Legal[3] apareça, mas isto ainda não aconteceu, espero que ele esteja bem em sua casinha lá no alto do Parque.
Está fechado mas dos portões dá para ver que o Parque continua lindo, e assim vazio parece mais lindo ainda com todas aquelas árvores, os lagos, os passarinhos, até a Gab[4] deu o ar da graça e apareceu voando bem ao longe.
Todo aquele verde, o silêncio cortado apenas pelo som dos passarinhos, uma sensação enorme de paz. Apreciar tudo isso, parado ali na entrada, foi como estar na porta do Paraíso.[5]
É isso aí pessoal, as portas estão em vias de se abrir. Que sejam, todas elas, Portas de Luz.[6]
Num texto falando de portas seria uma afronta me despedir sem deixar uma musiquinha deles, The Doors.[7]
[1] Reveja “Debaixo dos Caracóis dos Seus Cabelos” em https://temmusicapratudo.com.br/2018/10/21/legal-e-o-rei/
[2] Lô Borges e Samuel Rosa, “Paisagem da Janela” (Lô Borges, Fernando Brant) in Samuel Rosa e Lô Borges Ao Vivo no Cine Theatro Brasil, 2016.
[3] Para quem ainda não conhece o Legal, veja a figura em https://temmusicapratudo.com.br/2018/10/21/legal-e-o-rei/ e em https://temmusicapratudo.com.br/2020/04/08/covidas/
[4] Conheça a Gab em https://temmusicapratudo.com.br/2018/09/23/urubu-apaixonado/
[5] Eric Clapton, “Knockin’ On Heaven’s Door” (Bob Dylan) in Time Pieces – The Best of Eric Clapton, 1982.
[6] Zé Ramalho e Zélia Duncan, “Porta de Luz” (Zé Ramalho, Dominguinhos) in Parceria dos Viajantes, 2007.
[7] The Doors, “Love Hides” (Jim Morrison, Ray Manzarek, Robby Krieger, John Densmore) in The Doors In Concert – Disc One, 1991.
Grande Pantoja. Saudades de vc , meu irmão. Abrimos algumas portas juntos , E dormi num banquinho de corredor num trem , em algum lugar da Itália de cara para janela. Um beijo no coração.
Ha ha ha, viagem épica meu amigo, saudades!
Deu saudades do parque!
Trilha sonora perfeita para voltar a vida!👏👏👏
Bj 😘
Fiquei pensando sobre o que você falou do parque deserto e não pude deixar de me dar conta que o paraíso prescinde do humano. Quando o humano, na forma em que se concebe hoje, adentra o paraíso, este deixa de sê-lo. E lá se vai o ser humano a procurar outro… E quando se entra e se deixa o “humano” de fora, qualquer lugar é o paraíso.
Namaste. 🙏🏼
Penso que todos nós estamos nos reinventando nos preparando para quando o carnaval chegar, aquela linda música do Chico. Não estamos mais aguentando só observar o parque, queremos entrar e usufruir de tudo aquilo que se encontra dentro dele.
Um grande abraço Marcelo
Pensando na Qualidade da Vida das Pessoas acredito que seja cedo ainda retornar e abrir
as Portas.
Mas, quando Penso na Economia do País, é Melhor que as Portas se abram. E Torcer para que as Pessoas tenham Juízo e usem Máscara e Luvas para sair e Não Invadam os Locais…
Pra variar Lindas Músicas !!!
É impressionante a sua capacidade de “linkar” palavras, músicas, sentimentos, sensações,
passado, presente, futuro…
Quanta originalidade!!!
Muito mais do que isso, quanto Amor!!!!
Você é puro Amor❗️🙏🏻❤️
Imagine que nossos governantes são aquele cozinheiro de primeira viagem que ao colocar muito sal na massa coloca mais farinha e por ter muita farinha então coloca mais água e por conta de ter mais água falta sal. Estes são quem deveria ter a incumbência de “cuidar” de nós. Reabrem-se as portas mas muitos não voltarão.
É isso aí, sorrir pra não chorar, abrir pra não fechar! Belíssima seleção de músicas e interpretações. PARABÉNS por nos inspirar e alegrar, obrigado
Antes do da C19 eu costumava ler seus posts no fim dos domingos já na cama antes de dormir, era uma forma de dormir pensando em coisas legais ao invés de dormir pensando no que precisaria resolver durante a semana. Com mais tempo em casa acabo lendo assim que você os “retira do forno”, o que tb é muito legal. Vamos torcer para que a abertura seja definitiva e sem retrocessos, já estamos muito castigados por tudo isso. Músicas postadas e o texto de hoje, o que falar? Sempre abrindo janelas e portas para uma viagem deliciosa! Bj