PALAVRAS
Escrito em 02/02/2020.
Tributo, na definição legal, “é toda prestação pecuniária compulsória, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, que não constitua sanção de ato ilícito, instituída em lei e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada”.[1]
A principal modalidade de tributo é o imposto, e este nome já diz tudo, é a coisa mais compulsória (ou menos voluntária) que existe.
Tributo é também sinônimo de homenagem, como confirmam o Aurélio[2] e uma infinidade de discos, programas de TV e shows realizados em “Tributo a Fulano de Tal”, sendo fulano de tal, em regra, alguém que já bateu as botas. Como diria minha sobrinha, tipo assim:[3]
Simonal foi em determinado momento da história o cantor mais famoso e querido do Brasil, e de uma hora para outra caiu em desgraça. Ele merece mesmo muitos tributos (homenagens), pois era um artista de primeira linha e pagou um tributo (imposto) altíssimo ao ser acusado, injustamente, de “dedo duro” da ditadura.
Como é que pode uma palavra ter significados tão antagônicos? Ninguém presta homenagem compulsoriamente. Ninguém paga imposto voluntariamente.
Para nós, brasileiros, estranho (substantivo) é uma pessoa que não conhecemos, mas a mesma palavra também é usada como adjetivo para designar alguém, digamos assim, esquisitão. Em inglês se usa stranger para o cara desconhecido (substantivo), e praticamente a mesma palavra, só que sem o érre no final – strange -, para o esquisitão (adjetivo).
E daí? Daí que o Jim Morrison e seus Doors fizeram esta música que começa com o sujeito reclamando que as pessoas parecem esquisitas (strange) quando você é um estranho (stranger), mas no decorrer percebemos que a letra é muito mais sobre um esquisitão (strange) reclamando de como é tratado pelo mundo, do que sobre um estranho (stranger) reclamando das pessoas esquisitas (strange) . Entendeu?[4]
Palavras confundem não apenas pelos seus múltiplos significados e contextos. Elas podem enganar a gente também pelo som, ou melhor, pelo sotaque, que é a “pronúncia característica de uma região”.[5]
Também isto dá boa música:[6]
Pois é, Fred Astaire e Ginger Rogers, além de tudo, patinavam!
Tributo imposto x tributo homenagem; estranho desconhecido x estranho esquisitão; poteito/tomeito x potato/tomato. As palavras são mesmo uma coisa muito doida.
Outro exemplo? Mesmo com tempo ruim, todo mundo dá bom dia![7]
[1] Código Tributário Nacional, art. 3º.
[2] tributo. S.m. (…) 4. Homenagem, preito – Aurélio Buarque de Holanda Ferreira in “Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa”, 4ª. Edição, 2009, Ed. Positivo, p. 1990.
[3] Seu Jorge, “País Tropical” (Jorge Ben) / música incidental “Sou Flamengo” (Pedro Caetano/Carlos Renato) in Baile do Simonal, 2009.
[4] The Doors, “People Are Strange” (Jim Morrison / Ray Manzarek / Robby Krieger / John Densmore) in The Best of The Doors Disc 1, 1985.
[5] Aurélio Buarque de Holanda Ferreira in “Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa”, 4ª. Edição, 2009, Ed. Positivo, p. 1879.
[6] Fred Astaire, Let’s Call the Whole Thing Off (George Gershwin / Ira Gershwin) in Steppin Out: Astaire Sings, 1994. Cena do filme Vamos Dançar (Shall We Dance) dirigido por Mark Sandrich, de 1937.
[7] Omara Portuondo e Maria Bethania, “Poema LXIV” (Dulce Maria Loynaz) / “Palabras” (Marta Valdés) / “Palavras” (Gonzaguinha) in Maria Bethania & Omara Portuondo, 2008.
Bendita a palavra,escrita ou falada.
Senti o que realmente ela quer dizer, não só oque ela parece dizer.
Quantas situações seriam diferentes, se ouvíssemos com o nosso coração, e julgamentos precipitados.
Amei!
Está cada vez melhor, parabéns!
Muito legal!!! As usual….
Fred Astaire patinando nunca tinha visto, genial, as usual…
A rima não foi proposital, It was unusual…. rsrs
Bjsss
Lacrou!👏👏👏👏
“A gíria lacração, ou lacrar, é um sinônimo para “arrasar” ou “mandar bem”. O termo é utilizado como elogio para alguém que fez alguma coisa tão bem que deixou os outros sem reação.
Uma pessoa que “lacrou” não deixa brechas para que alguém coloque defeitos ou tente falar mal. “
Palavras são fascinantes!
Bj 😘
Sensacional!!!!
Palavras, palavras, palavras….
Quanta inspiração❗️
Amei!!!!
Escolhas Excelentes!!!!
👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻😍😍😍😍
Apareceu o Jim Morrison! 😉
Que tal, vamos dançar? Patinar? 💃🏻🕺⛸😄
Olá Marcelo, você escolheu um tema fascinante que são as palavras e seus significados. Para as pessoas o que importa é o jeito com que falamos muito mais do que as próprias palavras. Acredito que em relação à injustiça homérica feita ao grande Simonal ,as palavras foram caladas,sufocadas, caluniadas e finalmente mortas, por isso é importante a consciência da palavra escrita ou falada, por isso seu blog é legal, nos mostra as palavras cantadas.
As Palavras que compõem uma Comunicação entre Duas ou mais Pessoas. O Poder que essas Palavras tem…Podem Construir ou Destruir uma Pessoa, um Grupo, uma Empresa, uma Comunidade ou um Estado.
Um dos Maiores Problemas da Humanidade é a Comunicação. As Pessoas Falam Muito e Ouvem Pouco !!! Temos uma Boca e dois Ouvidos…Não deveria ser ao Contrário… Ou seja Ouvir Mais e Falar Menos ?
E quando as Palavras Faladas, Julgam as outras Pessoas… E quando quem Conta Aumenta um Ponto…
Moro num País Tropical !!!