ESTRELANDO

ESTRELANDO

04/09/2021 7 Por Marcelo Pantoja

Escrito em 29/08/2021.

 

Estrela é uma esfera grande e luminosa feita de plasma, um estado da matéria que não é nem sólido, nem líquido nem gasoso.

 

Elas foram importantíssimas para que chegássemos até aqui, pois foi observando as estrelas que o homem aprendeu a navegar, a colher e plantar na época certa, a descobrir o onde e o quando. O nosso calendário, por exemplo, é baseado na posição da Terra em relação a uma estrela, o Sol.[1]

 

Tudo muito complicado para mim, incapaz que sou de identificar essas coisinhas brilhantes, e muito menos de me guiar por elas. Abençoados sejam o relógio, o calendário de mesa (de preferência com números bem grandes) e a (irritante) moça do Waze.

 

Posso não saber nada de estrelas, mas sei que dão músicas da melhor qualidade. A começar por esta, linda, chamada…[2]

 

 

 

 

 

Não dá pra negar que a relação do homem com as estrelas foi fundamental para a civilização. Mas você sabia que, mais do que mero observador, existe um homem-estrela?

 

Sim, o Starman![3]

 

 

 

 

Para ver estrelas, intuitivamente, erguemos a cabeça e olhamos para o céu. Porém, como aprendemos na clássica música de Sílvio Caldas e Orestes Barbosa, elas também podem muito bem ser vistas espalhadas, romanticamente, pelo chão.[4]

 

 

 

 

Pesquisando para este texto, aprendi que toda estrela é composta basicamente por hélio e hidrogênio, que ela vai consumindo até se extinguir, o que me faz concluir que as estrelas, pobrezinhas, também morrem!

Algumas delas, neste estágio final, se transformam em outro tipo de estrela chamado “supernova”, e explodem! É uma forma bem curiosa de morrer.

 

Ou de renascer.

 

Segundo o site “Espaço do Conhecimento” da UFMG,  “A poeira e a matéria lançada no espaço pela supernova podem, eventualmente, se misturar com o gás e a poeira interestelar já existente naquela área, formando nebulosas ricas em elementos mais pesados. Essas nebulosas podem ser então ‘berçários’ de novas estrelas e, dessa forma, podemos perceber que a morte de estrelas está diretamente ligada ao nascimento de outras”.[5]

 

Uma última curiosidade. Nosso querido Aurelião, entre diversos significados, define Estrela como pessoa eminente, insigne”.[6]

 

Como este senhor que nos deixou há alguns dias. Discretíssimo, nunca precisou fazer força para brilhar:

 

 

 

 

 

* agradecemos ao site freepik.com, de onde foi baixada a imagem de abertura: https://br.freepik.com/fotos/arvore

 

 

[1] in  https://pt.wikipedia.org/wiki/Estrela

[2] Kleiton & Kledir, “Estrela, Estrela” (Vitor Ramil) in Kleiton & Kledir, 1981.

[3] David Bowie, “Starman” (David Bowie) in The Rise and Fall of Ziggy Stardust and the Spiders from Mars, 1972.

[4] Zeca Pagodinho e Maria Bethânia, “Chão de Estrelas” (Sílvio Caldas, Orestes Barbosa) in De Santo Amaro a Xerém (Ao Vivo), 2018.

[5] in  https://www.ufmg.br/espacodoconhecimento/as-estrelas-morrem/

[6] Aurélio Buarque de Holanda Ferreira in “Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa”, 4ª. Edição, 2009, Ed. Positivo, p. 835.