INSTRUMENTO DE TRABALHO

INSTRUMENTO DE TRABALHO

11/10/2020 6 Por Marcelo Pantoja

Escrito em 10/10/2020.

 

 

“Como é bom poder tocar um instrumento…”.

 

A frase acima é o último verso da minha música preferida do Caetano Veloso, Tigresa.

 

Imagino que deva ser mesmo maravilhoso “poder tocar um instrumento”, e não me conformo que pessoas que têm este dom não o pratiquem todo dia. Viu mãe? Viu Simone?

 

Um bom instrumento de trabalho acaba virando um companheiro inseparável, um amigo mesmo, desses que a gente tem até ciúmes. Como a ‘Máquina de Escrever Eletrônica IBM 6746’ (eletrônica, não meramente elétrica, percebeu?) em que eu datilografava(!) as petições dos meus primeiros anos de profissão. A máquina era fantástica, escrevia em negrito, itálico, sublinhado… E se eu cometia um erro, ela apagava sem deixar nenhum vestígio! Tenho guardada até hoje.

 

Este tipo de apego é muito comum e muito humano. Cartola homenageou assim o seu instrumento de trabalho (aqui tocado de forma estupenda pelo violonista Marco Pereira, acompanhando Gal Costa):[1]

 

 

 

 

Já o Paul McCartney, que é capaz de tocar qualquer instrumento, escolheu o piano para homenagear, e convidou seu amigo Stevie Wonder para exaltar a harmonia entre o ébano e o marfim do teclado. O vídeo pode ser de gosto um pouco duvidoso, mas a música é uma obra de arte:[2]

 

 

 

 

E coube ao exímio pianista-compositor Ernesto Nazareth, em 1930, criar esta pérola em tributo ao simpático cavaquinho:[3]

 

 

 

 

Eu, o que toco, são os meus CDs – se é que alguém ainda sabe o que é um CD.

 

 

Pois é, o meu instrumento musical é o CD-Player.  Quando eu fiz este filminho de brincadeira, no início da quarentena, usei como fundo uma música que eu adoro, “Dance The Night Away”, do segundo disco do Van Halen.[4] Jamais poderia imaginar que, poucos meses depois, o Eddie nos deixaria.

 

 

 

 

Se você é um dinossauro como eu, e ainda tem um CD-player, escreva para contato@temmusicapratudo.com.br informando seu nome e endereço completo, e assim que der eu te envio um CD com as músicas do “Ano Dois” do Tem Música Pra Tudo.

 

 

 

[1] Gal Costa e Marco Pereira, “Cordas de Aço” (Cartola) in Coleção Folha Raízes da MPB Vol. 3, 2010.

[2] Paul McCartney e Stevie Wonder, “Ebony and Ivory” (Paul McCartney) in Tug of War, 1982.

[3] Quinteto Villa-Lobos, “Apanhei-te Cavaquinho” (Ernesto Nazareth, Ubaldo) in Coleção Folha Raízes da MPB Vol. 20, 2010.

[4] Van Halen, “Dance The Night Away” (Eddie Van Halen, Alex Van Halen, Michael Anthony, David Lee Roth) in Van Halen II, 1979.