LET’S DANCE!
Escrito em 05/07/2020.
Let’s Dance é o nome de uma música do David Bowie, lembrei dela por causa de um vídeo que meu amigo Fernando enviou, de uma menininha de um ano de idade (se tanto) dançando Rock’n Roll.
É incrível como algumas pessoas têm um dom natural para dançar. Definitivamente não é o meu caso, eu sou mais como o passarinho do lado esquerdo deste vídeo, ignorando minha mulher louca para dançar:
É difícil entender alguém que gosta tanto de música, como eu, não ter a mínima aptidão para a dança.
Isto acaba sendo um problema para mim, pois na vida às vezes somos obrigados a encarar a música e dançar:[1]
Quando surge esta situação em que é preciso encarar a música e dançar, das duas uma: ou elevo o nível etílico para ficar como o pássaro do lado direito , ou recorremos, eu e minha mulher, a um seguro “dois pra lá dois pra cá”, como ensinaram Aldir Blanc e João Bosco, na voz de você sabe quem:[2]
Adoro esta música, exceto pela heresia de misturar guaraná no uísque.
Segundo a Wikipédia, na Índia há registro de pinturas feitas há mais de 9.000 anos representando pessoas dançando. A mesma coisa em tumbas egípcias datadas de 3.300 anos antes de Cristo. Estudiosos acreditam que a dança foi uma forma importante das pessoas se comunicarem e transmitirem histórias de uma geração para a outra antes da invenção da escrita.[3]
Sorte a minha que inventaram a escrita!
O sempre elegante Leonard Cohen fez uma música linda cuja letra é um poema de tirar o fôlego, chamada “Dance Me To The End of Love”, algo como “’dance-me’ até o fim do amor”.[4]
Não encontrei no Youtube nenhum vídeo com tradução que me agradasse, então fiz a minha própria tradução e depois passei umas duas horas colocando legendas no vídeo abaixo (dá trabalho encaixar as letrinhas no tempo certo!).
Feliz da vida, postei minha versão “com legendas” no Youtube. Meia hora depois recebi um e-mail informando que meu vídeo foi bloqueado pelo proprietário dos direitos autorais!
Não posso dizer que foi tempo perdido, acabei decorando e conhecendo a música mais profundamente. Mas confesso que fiquei com uma certa raiva dos herdeiros de Mr. Cohen, o poeta que virou cantor.
Então, vamos de vídeo sem legenda, o que não chega a ser um problema porque a música é tão linda que mesmo para quem não entende inglês é possível absorver e se encantar com a poesia que dela emana.
E eu, mesmo frustrado com o “bloqueio”, estou feliz por saber que este “lá lá lá” tão gostoso vai ficar na sua cabeça até o final do dia.
[1] Nat King Cole, “Let’s Face The Music And Dance” (Irving Berlin) in Coleção Folha Lendas do Jazz Vol. 18, 2007.
[2] Elis Regina, “Dois Pra Lá, Dois Prá Cá” (Aldir Blanc, João Bosco) in Elis, 1974.
[3] in https://en.wikipedia.org/wiki/Dance
[4] Ledonard Cohen, “Dance Me To The End Of Love” (Leonard Cohen) in The Essential Leonard Cohen, Disc 2, 2002.
Meu Par Perfeito, você!!!! 💃🏻🕺❤️
Adorei as músicas!
Dançar é muito bom, existe um pouco de constrangimento das pessoas , porque é um exposição, sempre tem alguém observando.
Gostaria de ter dançado mais….
Meu Amigo !!! De +++
Que Lindas Músicas. Minha Esposa e Eu Amamos.
Ela se Identificou com a sua Esposa. Dança Muito !!!
Eu já me Identifiquei com o Amigo…Hahaha
Vinho ou Cerveja me Relaxam e consigo Acompanhar minha Esposa.
Dance Me…Me fez lembrar de uma Experiência pela qual passei em Montreal em 1988.
Meus Colegas de Dow Chemical em Montreal, me convidaram para jantar.
Fomos a um Restaurante com uma Cozinha Divina, comi um Pato Nota 10 !!! Durante o jantar, é Encenada uma pequena Peça Teatral, onde os Artistas se Apresentam no Salão do Restaurante. Ao final do jantar o meu Sponsor me perguntou: Você gostou da Apresentação ?
E Eu Respondi: Não Entendi o que Falaram, mas Amei a Arte da Apresentação. Linda !!!
Resumindo: A Apresentação foi feita em Francês, língua local. E Eu não entendo quase nada de Francês… Nos comunicávamos em Inglês a segunda língua de Montreal.
Hahahahaha!! Adorei os passarinhos! E o tema, como sempre
Fred Astaire abre qualquer domingo com maestria nesse quesito. Incrível…
E não sabia das pinturas..
Realmente, tudo dança, as artérias dançam, Buddha dança, Shiva dança (aliás, essa, uma dança muito famosa), e de acordo com os físicos (ref: Marcelo Gleiser), o universo (agora multiverso) dança.
Um dançarino que gosto, que dança e canta é Sammy Davis Jr, principalmente quando canta falando de outro dançarino, Mr Bojangles:
https://www.youtube.com/watch?v=-Fju4UajL7g&feature=emb_rel_pause.
E nunca ouvi a do Cohen com o Cohen. Conhecia com a Madeleine Peyroux (confesso gostei mais com a francesa, ainda mais depois de não deixarem vc colocar as legendas, rsrsrsrsrsrs)
https://www.youtube.com/watch?v=Ch6h278GEpA&list=PLi7XHdpDOHG-lpJss_G_J6An4wSU9i1pw&index=185
E dois pra lá e dois pra cá foi demais.
Concordo… sem guaraná no whisky,rsrsrsrsrs!
Grande abraço!!!