CINEMA SHOW
Escrito em 03/01/2020.
The Cinema Show é o nome de uma música muito legal do Genesis, que não vou tocar aqui mas vale a pena você dar uma conferida.[1]
Música e cinema sempre andaram juntos, mesmo nos tempos do cinema mudo havia um pianista dentro do teatro tocando seu instrumento enquanto as imagens iam passando.
É para lá de comum a gente ouvir uma canção e dizer “olha, a música daquele filme!”, muitas vezes sem nem saber quem está cantando, quem é o compositor, só sabemos que é “a música do filme”.
O que me motivou a escrever hoje foi constatar que existem músicas, e cenas, que estão na minha memória sem que eu tenha realmente assistido ao filme ou, se assisti, nem me lembro do enredo. Exemplo:[2]
Tenho certeza que você conhece a música (aposto que cantou junto!), já viu esta cena muitas vezes e até sabia que quem estava cantando era o Gene Kelly. Mas saberia me dizer do que trata o filme Singin’ in the Rain?
Do próximo exemplo eu recordo vagamente a história do filme, mas lembro muito bem da música (deliciosa) e desta cena (idem):[3]
O que têm em comum as duas cenas acima? Uma alegria incontida, um instante de felicidade extrema que emana dos personagens. Uma sensação que é descrita, particularmente, em uma música do Irving Berlin que também marcou a história do cinema.
Não encontrei no YouTube nenhuma versão com legenda, mas os versos iniciais de “Cheek to Cheek” dizem mais ou menos o seguinte: Paraíso, estou no paraíso, meu coração bate tão rápido que mal posso falar; parece que encontro a felicidade que procuro, quando estamos juntos dançando de rosto colado”.[4]
Mais ou menos como estou me sentindo hoje.
Dá gosto ver Gene Kelly e o casal Fred Astaire/Ginger Rogers dançando, toda aquela leveza, elegância e naturalidade que eu jamais terei. Mas confesso que minha dança “de filme” preferida não tem exatamente esses predicados:[5]
[1] Genesis, Cinema Show (Banks/Collins/Gabriel/Hackett/Rutherford) in Live Over Europe, Disc One, 2007. Veja em https://www.youtube.com/watch?v=Zhvq0XZGOSE
[2] Gene Kelly, Singin’ In The Rain, (Arthur Freed, Nacio H. Brown) in Cinema Vol. 02, 2008. Cena do filme “Cantando na Chuva” dirigido por Stanley Donen, de 1952.
[3] B.J. Thomas, Raindrops Keep Fallin’ on My Head (Burt Bacharach / Hal David) in Butch Cassady and Sundance Kid Soundtrack, 1990. Cena do filme “Butch Cassady” dirigido por George Roy Hill, de 1969.
[4] “Heaven, I’m in heaven, and my heart beats so that I can hardly speak, and I seem to find the happiness I seek, when we’re out together dancing cheek to cheek.” Fred Astaire, Cheek To Cheek (Irving Berlin) in Steppin Out: Astaire Sings, 1994. Cena do filme O Picolino (Top Hat) dirigido por Mark Sandrich, de 1935.
[5] Chuck Berry, You Never Can Tell (Chuck Berry) in Pulp Fiction Collector’s Edition, 2002. Cena do filme Pulp Fiction dirigido por Quentin Tarantino, de 1994.
Oi Marcelo! Adorei o tema , voltei nos meus 15 anos, tempos este em que os bailes eram animados por grandes orquestras, e que tocavam musicas como estas.
Recordações que nos fazem muito bem!
Adorei o tema Marcelo!
Dá pra fazer posts a vida intei era com esse tema. Mas Fred Astaire pra mim é sempre divino..
Mando uma música de filme que ficou lembrada mais pelo filme que qualquer outra coisa. Também de Hal David e Burt Bacharach.
Grande abraço
https://youtu.be/d-J4xYOxJ9w
Música e cinema, claro que o resultado sempre é muito bom! Muito legal relembrar esses clássicos.
Como sempre deliciosos seus posts. Bj
Música Boa é Tudo de Bom ! Filme Bom é Tudo de Bom ! Agora Aquele Filme com Aquela Música é o Casamento Perfeito !!! E de Tempos em Tempos…Somos Brindados com a Perfeição. Espetacular !!!
Adoro essas magias: Musica, dança e cinema!😍
E esao clássicos sao perfeitos !👏👏👏👏
Amei o post!😃
Bj 😘
Oi Marcelo, hoje está difícil escolher a melhor música e a melhor dança que você nos presenteou, pois são clássicos queridos,mas o meu preferido é o “cheek to cheek, música que é tocada no final de um filme de guerra belíssimo, onde finalmente o herói se encontra no paraíso de tanta felicidade ao reencontrar sua família. Um forte abraço