EQUINOS ANÔNIMOS

EQUINOS ANÔNIMOS

14/09/2019 7 Por Marcelo Pantoja

Escrito em 13/09/2019.

 

Diz a Wikipédia: Os equinos (do latim científico Equidae) constituem uma família de mamíferos perissodáctilos (delícia de palavra!). Esta família abarca o gênero Equus, onde se classificam o cavalo e o burro, além da zebra.

 

A história e a literatura estão recheadas de cavalos famosos.

 

Bucéfalo, o cavalo que ajudou Alexandre (aquele mesmo, o Grande) a conquistar o mundo então conhecido.

 

Incitatus, o cavalo do imperador romano Calígula, tinha dezoito criados pessoais, e segundo consta foi nomeado senador. Parece exótico à primeira vista, mas se você pensar, aqui em nosso senado também tem muito cavalo.[1]

 

E por aí vai: Marengo (égua para uns, cavalo para outros) de Napoleão Bonaparte; Silver, do Zorro; o mitológico e voador Pégaso, etc.

 

Entretanto, foi um cavalo sem nome que deu fama e sucesso à banda America, nos anos 70:[2]

 

 

 

 

Também não tem nome aquele cavalo que, no tango de Carlos Gardel e Alfredo Le Pera, desgraçadamente perdeu a corrida Por Una Cabeza.[3]

 

É preciso muita visão para dançar este clássico mundialmente famoso:

 

 

 

 

Esta música aparece em inúmeros filmes (Perfume de Mulher, A Lista de Schindler, True Lies, Bons Costumes) não só porque é maravilhosa, mas também porque não é preciso pagar direitos autorais para utilizá-la. Caiu em domínio público 50 anos após a morte dos autores em um acidente de avião, em 1935.

 

Também não tinha nome o cavalo que Deodoro montou para proclamar nossa pobre república. Segundo o historiador Laurentino Gomes o animal foi escolhido por ser bem mansinho, pois o Marechal estava doente naquele dia e o pessoal ficou com medo que ele caísse. O cavalinho era tão anônimo que ficou registrado para a história simplesmente como “o cavalo baio número 6”.[4]

 

E os burriquitos, coitados! Foi fácil citar vários cavalos famosos no início deste texto, mas me diga você, querido(a) leitor(a), o nome de um burro famoso (sem piadinhas por favor, tô falando do burro animal mesmo).

 

O cavalo Rocinante é quase tão conhecido quanto seu dono, meu herói Dom Quixote. Mas quem sabe o nome do burro montado por Sancho Pança? E do jumento que levou Jesus para dentro de Jerusalém? Ou da mula (sim, foi uma mula, e não aquele cavalo bonito do quadro) que carregava Dom Pedro I quando deu “O Grito”?

 

A vida é dura pra burro.[5]

 

 

 

 

[1] in https://www.revistahorse.com.br/imprensa/os-equinos-que-fizeram-historia/20081030-201926-b211

[2] America, “Horse With No Name” (Dewey Bunnell) in History – America’s Greatest Hits, 1975.

[3] Carlos Gardel, “Por Una Cabeza” (Carlos Gardel, Alfredo Le Pera) in Coleção Folha Grandes Vozes Vol. 3 – Carlos Gardel, 2012.

[4] in https://brasil.elpais.com/brasil/2014/01/09/opinion/1389266670_104355.html

[5] Magro (do MPB-4), “Jumento” (Luiz Enriquez e Sérgio Bardotti, versão de Chico Buarque) in Os Saltimbancos, 1977.