LEMBRADOS
Escrito em 02/11/2022.
Hoje, 2 de novembro, feriado, oficialmente é o dia de Finados.
Nomezinho triste este, hein? Mas pode ser pior, pois o dia de Finados também é chamado de “Dia dos Fiéis Defuntos”. Pelamordedeus que coisa horrorosa!
Fui pesquisar, é uma data católica em que se deve rezar “ por todos os fiéis falecidos que já se salvaram, mas ainda não estão na glória celestial e sim, no purgatório”[1]. Parece que, se rezarmos bastante, de alguma forma esses falecidos podem ser promovidos e arranjar um lugar melhor para morar, a tal glória celestial.
Tudo muito fúnebre, acho que é por isso que quase sempre chove neste dia.
Finado, segundo o Aurelião, é algo “que se finou”[2], terminou, acabou, já era.
Os meus falecidos não são finados, e estão longe de ser fiéis defuntos. E se eles moram no purgatório, é pra lá que eu quero ir também!
Só é finada a pessoa de quem ninguém se lembra mais.
Esse pessoal do marketing precisa caprichar mais. Fiel falecido, finado, defunto, tenha a santa paciência!
Minha sugestão: vamos mudar o nome do feriado para “Lembrados”.
Nos países da Comunidade Britânica se comemora o Remembrance Day – Dia da Lembrança. Não tem nada a ver com o nosso feriado daqui, é uma data em que eles homenageiam especificamente soldados mortos, sempre no dia 11 de novembro – pois o armistício da Primeira Guerra Mundial foi marcado para a “décima primeira hora do décimo primeiro dia do décimo primeiro mês” de 1918.[3]
Os meus falecidos nunca foram soldados, no máximo cumpriram um ano de Tiro de Guerra, se tanto. Mas prefiro muito mais dedicar a eles um Dia da Lembrança que um dia de finados.
Mark Knopfler, meu herói, fez uma música maravilhosa chamada, justamente, Remembrance Day[4].
Infelizmente não é possível legendar as músicas do Mark Knopfler (sempre que faço isto o Youtube bloqueia), mas tenho certeza de que mesmo sem tradução vocês vão adorar o som e, principalmente, o refrão: “We will remember them” (Nós vamos lembrar deles).
É o que basta para que eles não sejam (argh!) finados.
[1] veja em https://cruzterrasanta.com.br/historia-de-dia-de-todos-os-fieis-defuntos/179/102/
[2] Aurélio Buarque de Holanda Ferreira in “Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa”, 4ª. Edição, 2009, Ed. Positivo, p. 901.
[3] veja em https://en.wikipedia.org/wiki/Remembrance_Day
[4] Mark Knopfler, “Remembrnace Day” (Mark Knopfler) in Get Lucky, 2009.
Muito inteligente sua proposta,
sim lembrados sempre, porque estão sempre presente em nossos corações!
A vida é eterna!
A música é muito linda!
Obrigada
Oi Marcelo, realmente lembrados é muito melhor que finados e os nossos lembrados continuam a fazer parte da nossa vida, pois para o inconsciente não existe finados, e tudo q um dia a nossa mente introjetou, permanece para sempre, bjo
Oi Marcelo!
Achei grandiosa a idéia de trocar “finados” para “lembrados”. Par trocar essa sociedade que idolatra a morte e despreza a vida. (Todos os Santos são mortos)
Não conhecia a música Rimembrance day e nem a estória!
Super legal!
Namaste 🙏🏼
Linda Música !!! Não Conhecia…
“Lembrados”, Sim !!!
Minha Filosofia de Vida já Pratica essa Cultura.
Lembraremos sempre e serao sempre as melhores lembranças 🥰🥰🥰🥰