O SOLE MIO!
Escrito em 15/01/2022.
Quem segue este blog sabe que eu gosto de chuva[1], mas, caramba, acho que já deu, né?
Aqui pelos meus lados, desde o começo do ano, todo santo dia uma chuvarada. Meu amado Parque tá que é só lama.
Sem falar nas tragédias que a gente vê diariamente na televisão “por causa da chuva” (como se a culpa fosse dela, chuva, e não do homem)!
Chega, queremos Sol!
Sol, “a estrela central do Sistema Solar… todos os outros corpos, como planetas, asteroides, cometas e poeira, bem como todos os satélites associados a estes corpos, giram ao seu redor”.[2]
Ele é mesmo o tal, o Astro-Rei, o Todo-Poderoso, o rei da cocada preta.
Não à toa Luiz XIV da França, fundador da monarquia absolutista (aquele que dizia “O Estado sou eu”) era conhecido como o Rei-Sol.
O Sol pode ser um astro um tanto quanto arrogante, mas a verdade é que sem ele nós não existiríamos.
Contrario sensu, em cada um de nós algo de uma criança ainda haverá, enquanto houver sol:[3]
Música sobre Sol não falta, a começar pela famosíssima napolitana “O Sole Mio”, que é de 1898. E não é que em 1960 o Astro-Rei da época, Elvis Presley, se apoderou dela, transformada em “It’s Now or Never”? Como ele mesmo explicou em um de seus últimos shows (vejam como The King já estava bem acabadinho na ocasião):[4]
“O Sole Mio” significa “O Meu Sol”.
Se é para ouvir O Sole Mio vamos ouvir direito. Vejam como esses três senhores disputam qual deles tem o melhor Sol (para ouvir BEM ALTO, em italiano, com legenda em espanhol, que é para prevenir o Alzheimer):[5]
Com ou sem Sol, um ótimo domingo para vocês!
[1] Relembre em https://temmusicapratudo.com.br/2021/10/17/chove-chuva/
[2] in https://pt.wikipedia.org/wiki/Sol
[3] Titãs, “Enquanto Houver Sol” (Sérgio Britto) in Como Estão Vocês?, 2003.
[4] Elvis Presley, “It’s Now or Never” (letra de Wally Gold e Aaron Schroeder para a música de Eduardo di Capua) in 30 #1 Hits, 2002.
[5] Os Três Tenores (Placido Domingo, Jose Carreras, Luciano Pavarotti), “O Sole Mio” (Giovanni Capurro, Eduardo Di Capua) in Carreras Domingo Pavarotti in Concert, 1990.
Adorei as musicas!!
Sol é vida!
Nosso astro Rei!
Do Dicionário de Símbolos, “O Sol Simboliza a Luz, o Amor, a Paixão, a Vitalidade, o Conhecimento, a Juventude, o Fogo, o Poder, a Realeza, a Força, a Perfeição, o Nascimento, a Morte, a Ressurreição, a Imortalidade…”
Como sempre, Maravilhosas Músicas !!!
Tem tanta música para ou com o
sol que dava pra fazer o blog o
Ano Inteiro, rsrsrsrsrs. Mas encerrar com o Domingo, Carreras e Pavarotti, não deixa espaço pra mais ninguém. Lindo.
Uma vez perguntaram para a diva como ela sabia que aquele tom, aquele agudo, iria sair no momento preciso que a ópera pedia. E ela simplesmente com a maior simplicidade respondeu: “Eu não sei…”
Até eu fiquei com medo. E assim aprendi com a Maria Callas que cada apresentação dos Líricos é única. Pode não acontecer! E a gente acha que eles estão só repetindo o que já sabem, e que tudo já está garantido quando compra um ingresso.
Maravilhoso o tema Marcelo!
Namaste
Viva o Sol!
Nosso astro Rei!❤️
Chuvinhas sao boas, mas prefiro o Sol, como toda leonina kkkk
Adorei as musicas!
Bj 😘
Excelente !! Adorei as músicas 😉