OS ASTROS
Escrito em 15/11/2020.
Tem uma música chamada Bom dia que começa com esta frase: “Amanheceu, que surpresa”.[1]
Pois é, se você está lendo isto é porque hoje, realmente, amanheceu. Mas você provavelmente não se surpreendeu com este fato.
Nós não nos surpreendemos porque, presunçosos, temos sempre certeza que haverá o dia seguinte. Quando o lógico, ao constatar que o sol nasceu novamente, seria pensar algo como: “o sol veio, então está tudo bem”.
Em 1969 George Harrison, na casa de campo de seu amigo Eric Clapton, percebeu a importância deste fato e compôs essa música linda que diz simplesmente isto: “aí vem o sol, está tudo bem querida”.
Tão simples, tão linda, que a Nina Simone também quis gravar.[2]
Essas coisas do céu realmente inspiram os gênios. Aconteceu também com o maestro Heitor Villa-Lobos, que encantado com o poema de Dora Vasconcellos falando da lua, compôs uma música que chamou de “Melodia Sentimental”.
Bota melodia nisto! E na voz do Djavan, bota sentimental nisto![3]
Entre o sol e a lua, o compositor Irving Berlin ficou com os dois e criou esta maravilha para agradecer a ambos. Aqui, na voz de Doris Day:[4]
Segundo a Wikipédia “A expressão corpo celeste pode referir-se a um único objeto, sendo neste caso um sinônimo do termo astro, tal como a Lua, o Sol, um planeta, uma estrela, um cometa ou um asteroide…”[5]
O Aurelião tem mais ou menos a mesma definição (“Designação comum a todos os objetos celestes”), mas traz também outro significado para a palavra astro que eu não conhecia, e por isto nunca usei com este sentido: “Mulher formosa”.[6]
Como Nina Simone, como Doris Day.
[1] Herivelto Martins e Aldo Cabral
[2] Nina Simone, “Here Comes The Sun” (George Harrison) in To Be Free – The Nina Simone Story, Disc 3, 2013.
[3] Djavan, “Melodia Sentimental” (Heitor Villa-Lobos, Dora Vasconcellos) in Cordel Encantado (trilha sonora), 2011.
[4] Doris Day, “I Got The Sun In The Morning” (Irving Berlin) in Sentimental Journey (coletânea), Disc 1, 2015.
[5] in https://pt.wikipedia.org/wiki/Corpo_celeste
[6] Aurélio Buarque de Holanda Ferreira in “Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa”, 4ª. Edição, 2009, Ed. Positivo, p.216.
Os Astros e o Equilíbrio do Universo. O Sol e a Lua que interferem diretamente com o Equilíbrio do nosso Planeta. O Equilíbrio do nosso Eco Sistema no Planeta tão Importante para a Segurança e a Qualidade da Vida na Terra.
O que dizer das Músicas !!!
Querido Marcelo, sempre olhei para esses fenômenos com muita admiração. Para mim a música que mais venera esse ciclo da vida é do Caetano Veloso “Canto do povo de um Lugar”.
Melodia sentimental não conhecia… demais!!!
Grande beijo!
Tem razão JP, “Canto do Povo de Um Lugar” é simplesmente linda: https://www.youtube.com/watch?v=WNa_nj7ztO0
Como são importantes , e nós não nos damos conta.
O sol nasce despertando a vida que pulsa em nós.
A lua nos dá a calma da noite para que possamos renovar as nossas energia para um novo amanhecer.
Nossa observação deveria ser mais aguçada.
Parece que o sol e a lua sempre existiram e sempre existirão, pelo menos no período da vida humana com certeza, mas é interessante pensar que tiveram um nascimento e também terão um final, assim como tudo. “Melodia sentimental” é simplesmente maravilhosa, um astro de beleza e sessibilidade. Um forte abraço Marcelo.
Gde PANTOJA,
Bem colocado ! “Pequenas coisas” devemos não esquecê-las !!
Ótimo domingo e votem para Melhorar 😉
Sim!!!!