GRAÚNAS
Escrito em 09/05/2020.
Graúna deriva do tupi “guira-una”, que significa ave preta, uma ave passeriforme da família Ictreridae.[1] É o nome popular do Gnorimopsar chopi, também conhecido como pássaro-preto ou assum-preto.[2]
É o passarinho desta música, que ficou cego por pura maldade e ignorança:[3]
Este pássaro preto me fez lembrar dos primórdios deste blog, quando nos espantávamos com Geraldo Pereira e Irving Berlin mostrando o quanto é pequeno e entrelaçado este nosso mundinho (https://temmusicapratudo.com.br/2018/10/13/coisas-do-mundo-minha-nega/ ).
Assum Preto foi composta em 1950 pelo mestre Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira, e logo se tornou um ícone da música nordestina e brasileira.
Dezoito anos depois nasceu para a música um outro pássaro preto (em inglês blackbird) que, embora não fosse cego (mas tinha “olhos fundos”), portava uma outra deficiência: as asas quebradas.
Gosto de pensar no Blackbird dos Beatles como uma continuação de Assum Preto. O pássaro preto aprendeu a enxergar e encontrou seu momento de voar e ser livre.[4]
Mudando de assunto: chegou de novo o Dia das Mães, então aproveito o espaço para homenagear e agradecer aquelas que forneceram alguns dos grandes heróis do meu mundo: Jennie Jerome, Margaret Mary Jones, Louisa Mary, Celeste Arantes, Gladys M. Colton, Maria Amélia Buarque de Holanda, Julia Lennon, Mary McCartney, Elsie Gleave Starkey, Louise French, Martha Kent, Martha Wayne, Marilene Bassani.
Já que estamos falando de pássaros, e de mães, e como não posso, neste momento, fazer isto pessoalmente, peço ao meu amigo que leve no bico um beijinho para a D. Mary.[5]
[1] in https://jornalggn.com.br/cultura/o-canto-do-assum-preto/
[2] in https://pt.wikipedia.org/wiki/Gnorimopsar_chopi
[3] Luiz Gonzaga, “Assum Preto” (Luiz Gonzaga, Humberto Teixeira) in Luiz Gonzaga Mega Hits, 2015.
[4] The Beatles, “Blackbird” (Lennon / McCartney) in The Beatles (White Album), 1968.
[5] Moraes Moreira, “Pombo Correio” (Moraes Moreira/Dodô/Osmar) / “Festa do Interior” (Moraes Moreira/Abel Silva) in Acústico MTV, 1995.
LINDO LINDO LINDO!!!!
Como você é!!!!
Quanta sensibilidade e sabedoria!!!
Fiquei emocionada… ❤️❤️❤️
Parabéns mamães!!!
Muito legal Marcelo.
Blackbird é uma das minhas favoritas.
Num tempo em que todos querem viver “Here comes the Sun” (https://www.youtube.com/watch?v=KQetemT1sWc) mas está tocando “Nobody told me” (https://www.youtube.com/watch?v=cuuhsqA95iA), é muito legal a passagem do “Nem home, Nem office” para a “Graúnas”.
Muito linda a tua entrega dessa visão… de podermos sair da atual cegueira e alçarmos vôo livres, na escuridão do incerto, só protegidos e acompanhados pelo coração. Achei grandiosa. Como o lugar de onde ela vem.
Grande abraço,e minha homenagem para “Mãe” (https://www.youtube.com/watch?v=kABxhwTKlsc)
Olá Marcelo, também não conhecia a música dos Beatles ,achei muito bonita para este dia tão lindo das mães. Aproveite a companhia da sua mãe, se não pessoalmente ,por motivos óbvios, mas que seja através da tecnologia ,ela não vai se importar muito , bjo
Os obstáculos surgem para vencermos os desafios!
Obrigada Marcelo por fazer parte da minha vida,
Nossa familia!
Tenho que Confessar…Não Conhecia a Música Blackbird dos Beatles. 10 !!!
Felicidade para as Mamães com Muita Saúde todos os Dias.