O CANHOTO
Escrito em 04/08/2019.
Beiçudo, Tinhoso, Cafuçu, Zaparelho, Capiroto, Cramulhão, Chifrudo, Coisa-Ruim, Tisnado, Rabudo, Maligno, Cão-Danado, Excomungado. Já adivinhou de quem vamos falar hoje?[1]
Ele tem muitos nomes, geralmente precedidos do artigo definido “O”, para ficar mais assustador: “O Príncipe das Trevas”, “O Capeta”. São vários “Os”, para mim o melhor de todos é “O Canhoto” (coitados dos canhotos!), acompanhado muito de perto por “O Cujo”.
Como não simpatizar com este personagem tão rico, tão caricato, tão necessário? Que seria do Todo Poderoso sem o Senhor das Trevas?
É preciso dar valor a alguém que inspirou tantas frases e ditados: “O Diabo está nos detalhes” (minha preferida); “Mente vazia, oficina do Diabo”; “Falando do Diabo, aparece o rabo”; “O pão que o Diabo amassou”… e o diabo a quatro.
Mas de onde veio este ser tão único?
Diz a lenda que um punhado de anjos, liderados por Lúcifer (cuja tradução é, vejam que doce, “o portador da luz”), tentou tomar o poder. Isto mesmo, quiseram dar um golpe de estado!
Deus, sendo o Todo Poderoso, não quis nem saber, botou todo mundo pra correr, Lúcifer e sua turminha foram banidos para sempre do Paraíso. Mandou toda aquela corja para um lugar sombrio e terrível, inaugurando assim o inferno. E o Diabo, que não passa recibo nem aceita desaforo, saiu gritando: “Melhor reinar no inferno do que servir no paraíso!”.
Assim começou a eterna peleja entre Deus e o Diabo pelas almas dos humanos.[2]
De minha parte, acredito que o Diabo não é tão feio como pintam. Apesar de toda propaganda, dos filmes, do marketing e de todas aquelas instituições que prometem nos ensinar o caminho para chegar lá, minha impressão é que o Paraíso, depois de uma semaninha ou duas, deve ser um lugar muuuuuuito chato, não é mesmo?
Vai saber. E se não existir diferença nenhuma entre céu e inferno? E se esses lugares nem existirem? E se formos apenas almas perdidas nadando num aquário?[3]
Que me perdoem os exorcistas, sou radicalmente contra a eliminação dos demônios.[4]
[1] The Rolling Stones, “Sympathy For The Devil” (M.Jagger, K.Richards) in Shine a Litgh – Disc 2, 2008.
[2] Zé Ramalho, “A Peleja do Diabo Com o Dono do Céu” (Zé Ramalho), in 20 Super Sucessos Zé Ramalho, 2005.
[3] Pink Floyd, “Wish You Were Here” (R.Waters, D.Gilmour), in Delicate Sound of Thunder – Disc 2, 1988.
[4] Demônios da Garoa, “Saudosa Maloca” (Adoniran Barbosa) in Coleção Folha Raízes da MPB – Vol. 7 Adoniran Barbosa, 2010.
definitivamente , abaixo o exorcismo ..
O poeta do apocalipse Zé Ramalho nos faz lembrar sobre uma peleja eterna …
E como diz a canção dos ” OLDS stones ” o que realmente nos intriga é a natureza
do jogo .
Um salve para todos os demônios .
Seja qual o Nome ou Cognome, é o Contrário do Bem. Aqui se Faz, aqui se Paga !!! Ou seja o Inferno é aqui mesmo. Acredito que temos as Sementes dos dois lados em cada um de Nós. E depende de cada um, Cultivar a Semente que achar Melhor.
Hahahahahaha!!
Não sei de onde vc tira sua inspiração mas, numa época em que as atitudes e falas e discursos mais sorrateiros e sórdidos, mais maldosos e pusilânimes vêm de pessoas (públicas ou não) que se colocam como defensoras dos valores imaculados das pessoas de bem, defensoras da suposta moral e bons costumes, é muito significativo você lembrar de termos certa compaixão pelo diabo. Afinal… estão roubando o lugar dele,rsrsrsrs….
Pra não deixar em branco, uma das minhas preferidas do “seu” 7,
Agora como mulher.
https://youtu.be/LwfpqqZ6Vdc
Sensacional, Parabéns!!!!
Ótimas músicas, e ótimo tema. O demo é muito popular entre os seres humanos, ele é o imperfeito, o perdedor, o que vai acabar no inferno, parece muito com a gente mesmo. Não somos nem um pouco bons, perfeitos, vencedores, enfim, se o diabo está nos detalhes, Deus também está. O nosso inconsciente é o próprio demônio, temos que conscientiza lo para orientarmos suas forças para nossa evolução
Gostei muito de ouvir “Os Demônios da Garoa”, sempre trazendo alegria.
Todos nós temos um pouco de ‘anjo e um pouco de demônio”.
Pois é, quando vi o título da crônica fiquei meio lisongeado, achei que ia ser uma onda de elogios aos canhotos, que são mais inteligentes, pessoas legais e etc…mas depois entendi o que era, e claro, ficou muito mais legal de ler! Rsrs Muito bom como sempre, além de colocar os Demônios da Garoa, que aprendi a gostar pela minha saudosa “Vó Maria”. Bj
Kkkkk…. mandou bem aliviando pro Canhoto kkk…
Adorei as musicas!😍
Bj 😘
Delícia o seu repertório musical!!!
Maravilhoso!!! 😍 👏🏻👏🏻👏🏻 🙌🏻 😈